Pesquisar este blog

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Os cubanos




Eles chegaram e daí?

É necessário uma reflexão mais profunda sobre a saúde pública no Brasil. É lamentável que poucos recursos financeiros sejam destinados à Saúde e que uma parte expressiva desses recursos sejam desviados por procedimentos corruptos. É conhecida as quadrilhas que operam nas licitações de compra de medicamentos, não somente alterando os preços, como também, em muitos casos, não entregam os medicamentos. O Ministério Público é omisso e por que não dizer cúmplice? E o Judiciário? Como finalizaram as ações contra os corruptos da máfia dos medicamentos no escândalo denunciado pela Mídia, no Governo Albano Franco? E o Sr. Rogério Carvalho? Muitos processos no TCU e nenhuma investigação rigorosa do MP em relação a já famosa prática, "compra cara sem entrega".

Os nossos médicos conhecem esse esquema corrupto e alguns até desviam medicamentos para suas Clínicas privadas. Até o presente momento, nunca vi nenhuma associação de classe dos médicos denunciando os esquemas de corrupção ou mesmo lutando contra a privatização e terceirização da Saúde pública. É vergonhoso o salário que recebe um médico público, no entanto, não se justifica que os médicos, na sua maioria, atendam mal o cidadão, muitos deles quase não vão ao trabalho.

Os nossos médicos estão com medo de quê? Que os médicos cubanos atentam à população com seriedade? Que mesmo sem quase nenhum suporte técnico-hospitalar, eles cumpram com dignidade suas missões? Afinal, quero entender esse medo, pois existem muitas vagas no interior do Brasil, mas pouquíssimos médicos se habilitam no preenchimento delas. Sabemos que a maioria dos estudantes de medicina já desejam sair das Faculdades como especialistas "disso e daquilo" e talvez por isso mesmo, não queiram cumprir o estágio obrigatório na rede pública de saúde. Muitos Países exigem esse estágio, como é o caso da Alemanha, entretanto, o Brasil como existe a melhor saúde pública do mundo, não precisa desse estágio que, para muitos médicos é inconstitucional.

Sou oposição ao PT, entretanto, acho que o desacordo político não pode ser confundido com a irresponsabilidade populista, uma oposição cínica que esconde no seu bojo muitas motivações pecaminosas. O PT sempre praticou esse tipo de oposição e quando assumiu o governo, "deu no que  deu".