Pesquisar este blog

sábado, 26 de abril de 2014

A salamandra de uma Sala Manca




Não me causa estranheza o título dado ao Sr. Inácio pela Universidade de Salamanca, instituição que no passado vomitou maldições a Cristóvão Colombo por ousar afirmar que a terra era redonda. Os tempo passou, porém, ao que parece, os ilustres doutores ainda acham que a terra é quadrada, influenciados, quem sabe, pela quadratura do círculo de Pitagora ou por agraciamentos financeiros que permitam manter essa prestigiosa instituição como um museu grandioso de um passado nada grandioso. Afinal, um passado intacto, vale por uma coroação de um asno.

Em tempos que a mídia fábrica os "fenômenos" da vida, os prêmios Nobel duvidosos,  não se pode estranhar que um dos melhores padrinhos do capitalismo neoliberal seja ovacionado pelos bons serviços prestados ao grande capital. Isso talvez explique porque para a grande mídia e as grandes universidades, um homem com cara de capim, com voz relinchante é um santo, o pai da pobreza mundial, enquanto Hugo Chaves, Fidel Castro, o índio boliviano são relegados às labaredas infernais, tais quais espigas de milho assadas em noite junina. No entanto, para os intelectuais petistas essa diferença de tratamento é apenas um mero detalhe, um deslize redondo, um ovinho da salamandra.

Se nenhuma Universidade se propõe dar ao Fidel Castro um título de reconhecimento, devido a existência de um suposto acordo com o Demo, o nosso doutorzinho honoris presenteou o povo cubano com um aeroporto novinho em folha. Um presente de grego, dizem seus desafetos. Vamos com calma, pois Lula não é Ulisses e a Helena envolvida nessa história é somente a Leninha, vocalizada pelo personagem "adorável mestre" da Escolinha do Professor Raimundo. Ora, esse presente é apenas um ovinho de Páscoa, recheada de saborosos e apetitosos bombons, uns docinhos inofensivos, umas sementinhas adocicadas que ficarão plantadas em solo cubano, antes acostumado com o fumo dos aromáticos charutos. Um docinho chamado Oderbrecht que vai construir o aeroporto; um bombom OI Telecom que vai implantar um moderno sistema celular (coitados dos cubanos!); um bifinho brigadeiro da Friboi para acalentar as carentes mesas cubanas; um caramelo Gol Transporte aéreo que vai ter um tratamento preferencial nas linhas aéreas para o continente sul americano, empresa do Capo Dom Constantino, agraciado em nossas plagas com alguns processos judicias, dentre eles, uma acusação de homicídio. E como o povo cubano pagará esse banquete adocicado? Não precisa, pois os docinhos drones sugará aos poucos, lentamente e inexorável, até restar uma anemia crônica, um corpo de mulher insular prostrada, humilhada e prostituída.

Não são uns bombons legais? Todos eles presenteados pelo Honoris Lula, um bichinho bondoso  de coração 30%, um molusco de nove tentáculos poderosos, um surfista das ondas de um lamaçal oceânico. Um verdadeiro doutor! "E o diploma de 2º grau?", serpenteiam as línguas ferozes, tais como os inúmeros fios de cabelo da Medusa. Graus? Para que graus? Sócrates nunca escreveu nada e de quebra, sob o verniz da humildade, proferiu a famosa frase, "sou sei que nada sei". Uma lula socrática, um filósofo do agreste, o Messias dos pobres? Por que não? Somente no Brasil poderia emergir filósofos em forma de salada de variadas frutas e sabores, aperitivos com mix variado, tonificados pela embriagante, "água que passarinho não bebe". Enquanto um certo filósofo clama pelo esquecimento das suas pretéritas linhas graduadas ("esqueçam o que escrevi"), o nosso Honoris sem causa, com a sua língua que tortura as infiéis palavras, um chicote de  dignificado por um Deus espanhol, declara: "lembrem-se do que nunca escrevi". Ele não merece um prêmio Nobel? É uma pena que a Suécia não é a falida Espanha, região onde os ilustres professores universitários precisam de argumentos bolsistas para continuarem afirmando que o ovo de Colombo é falso e na eterna quadratura terrestre, um asno é um Sócrates Honoris Causa.

Ivan Bezerra de Sant Anna



Publicado no site http://www.facebook.com/ibezerra52; http://ibezerra.xpg.com.br e no Blog http://terradonunca-ibezerra.blogspot.com/