Pesquisar este blog

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Não somos corruptos; somos sabidos



Não somos corruptos; somos sabidos.

A corrupção da merenda escolar em Sergipe é um a mais que existem no seio da sociedade brasileira. A desonestidade está entranhada no tecido social e faz parte das chamadas "práticas normais" de competição para a sobrevivência econômica. É o "salve-se quem puder", elemento motor do maior grau de individualismo possessivo capitalista. Com poucas exceções, a corrupção só é um mal para os que não estão no esquema, pois em dias atuais, essa prática foi rebatizada com adjetivos mais palatável, tais como, sabedoria, inteligência e outros sinônimos.

Querem um exemplo da normalização da corrupção? No prédio em que moro, foi constatada irregularidades administrativas, com superfaturamento, obras inexistentes e pagamentos para um certo serviço de um advogado, que a síndica sacou no caixa em seu nome. Fui nomeado pela assembleia sub-sindico, com a missão de analizar as irregularidades para a feitura de um relatório. Assim o fiz, apresentando um relatório apontando as irregularidades, sugerindo a rejeição das contas e a impetração de uma ação judicial de prestação de contas. A Assembleia rejeitou as contas da antiga síndica e autorizou a prestação judicial. Que aconteceu depois? A nova síndica nunca entrou com a ação de prestação de contas, alegando que a empresa que administra o condomínio, não queria! Não se espantem! Quando terminou o seu mandato, houve uma eleição e adivinhem quem ganhou? Uma chapa comandada por uma lobista de uma grande empresa de administração de Condomínios, sendo os integrantes ligados à antiga síndica que teve as contas rejeitadas. Essa empresa de serviços condominiais foi a mesma que os seu advogado tinha fornecido recibos falsos para que a síndica sacasse os cheques no caixa. Coitado do meu prédio que tem um nome de um grande compositor! Relatei esse caso, como exemplo de uma pequena fotografia da corrupção de um cenário grandioso.

O caso da corrupção da merenda escolar é um pequeno caso, um pontinho no quadro negro da corrupção. O controle das licitações na construção civil é muito antigo e jamais se faz uma obra sem a escolha da Irmandade do tijolo. Na saúde, foi montada uma nefasta quadrilha que não só superfaturava, mas não entregava os medicamentos. Ela acabou? Claro que não, basta ver a quantidades de processos contra o Sr. Rogério Carvalho, que ostenta altos índices de sinais de enriquecimento.

Para que serve o Tribunal de Contas, alguém pode me dizer? Segundo algumas pessoas muito críticas, para carimbar a corrupção, como dizia no passado, o Sr. Jackson Barreto, quando chamava-o de "Tribunal do Faz de Conta". Ora, o mínimo que esse "Tribunal", com uma enorme e grandiosa  estrutura de inúmeros peritos e técnicos deveria fazer  era comparar as propostas com os preços de mercado para descobrir os casos de preços adulterados. E mais: deveria fiscalizar as execuções das obras e dos serviços, pois com essa prática de não entregar produtos ou entregá-los parcialmente, efetuar obras de baixa qualidade, é uma das maneiras disfarçadas de aumentar os ganhos desonestos.

São Cristóvão foi mais uma vez o cenário exemplificativo das práticas de corrupção, no entanto, é apenas um pequeno exemplo que existe em nosso País. Coitada da nossa cidade histórica! Prostituição, corrupção se irmanam para o controle das instituições, inclusive do Judiciário. É famoso o caso de uma poderosa cafetina que oferece suas meninas para membros do Judiciário, MP e Tribunal de Contas, e com isso, monta um verdadeira empresa de troca de favores. As pessoas falam isso, o que pode ser comprovado pelo escândalo dos Precatórios, onde essa senhora e seus cúmplices compravam precatórios por preços baixos, colocava em nomes da suas meninas, e conseguia subverter a ordem de pagamento junto à diretoria de Precatórios do TJ. Sem falar nas reavaliações das dívidas, que faziam que um precatório de R$ 50.000,00 tivesse um valor final de R$ 1.000.000,00! O que o TJ apurou desse escândalo? Nada! E a OAB como se posicionou? Ela nem soube... KKKK E como eu sei? Muita gente sabe, inclusive as meninas da Cafetina e alguns funcionários do TJ.

Nesse estado de coisas, ainda existe alguém ingênuo que acredite que pode mudar com essas eleições compradas e fraudulentas? E a piada da reforma política da OAB, alguém acredita?

Enquanto isso, de maneira sorrateira, entra cada vez mais imigrantes do Haiti e da África, coincidindo com uma grande aumento de armas militares contrabandeadas pela fronteira. Mera coincidência? O futuro dirá.