Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

A viagem

A viagem



Essa massagem me fez bem. Até que fim consigo respirar livremente, livrando-me desses aparelhos e dessa dor renitente nas minhas costas. Como é bom aspirar com os pulmões sadios as brisas salinas que vem do Porto da Barra! Lembro-me do bairro da Ribeira onde o mar sem preconceito abraçava as areias praianas, o vento era ameno e o silêncio brigava com os raros carros que passavam. Aprendi a dirigir um deles lá e ainda não sei porque me chamavam o terror da ribeira, afinal uma batidinha aqui e acolá faz parte de qualquer aprendizado.

Acho que a minha filha contava uma história e percebo que adormeci em seus braços.  Ah, as histórias... A minha, como a da maioria das pessoas, não foi um conto de fadas, um transcurso das fantasias, no entanto, sempre houve algo mágico quando olhava para meus filhos que se espigavam no transcurso do tempo e estava na companhia dos meus irmãos, netos, sobrinhos e amigos. Mesmo nas dores da separação, como esquecer quem me ajudou a ter filhos maravilhosos e em alguns momentos recitamos a palavra amor? Essa é a vida que tive e não queria ter tido outra, pois essa foi a minha vida, a música dos meus ouvidos, a dança que bailei nos bailes infinitos da minha existência. Entre dores e alegria posso dizer que dancei a vida.

E como gostava de dançar! Quanto às viagens que sempre amei, tenho a impressão que nenhuma vai se comparar a essa. Uma viagem que percebo não ter destino específico, mas o prazer de um andarilho que só lhe basta o bater dos pés no chão. Entendo agora que o importante é o caminho e não o destino. Não sei quem vou encontrar, mas isso não importa. Nessa estrada de nada servem as diversas explicações religiosas que as pessoas tentam suprir o medo do desconhecido, pois percebo que tenho asas e sinto o vento, alternando com piruetas dançantes, o andar e o voar. Não vou olhar para trás! Trago em meu ser todos os meus amores acumulados, as lembranças das pessoas queridas, mais de perto, as dos meus filhos amados. Espero que eles sigam em frente para dignificar a vida que lhes dei, porque a dor forte deve ser conjugada no presente do indicativo, mas logo deverá ir ao pretérito-mais-que-perfeito. Desejo que pensem em mim como uma lembrança graciosa dos momentos eternizados pelo amor e jamais pela ilusão da minha ausência. Deixe-me seguir em frente e nada de choramingos!

À Deus,

Ivete
 

Publicado no site http://www.facebook.com/ibezerra52; http://ibezerra.xpg.com.br e no Blog http://terradonunca-ibezerra.blogspot.com/




domingo, 24 de agosto de 2014

Mentiras e verdades: em que local se encontram?




Duas semanas depois do trágico acidente que vitimou o candidato Eduardo Campos apareceu um vídeo estranho que levou a grande mídia a uma conclusão: o acidente foi erro do piloto! Dessa maneira, tudo ficou resolvido, apesar de certos detalhes que não se encaixam. No entanto, detalhes são apenas detalhes, coisas menores para serem levadas a sério, segundo os nossos gloriosos repórteres da grande mídia televisiva.

Eu como sou um chato por obstinação, adoro brincar com os detalhes, ligando-os uns aos outros em busca do fio da meada, tal qual um felino gatuno brincando com um novelo de lã, principalmente nas altas horas da madrugada onde todos os felinos são pardos. E como dizia Hegel que  no crepúsculo voa a coruja de Minerva, resolvi adentrar nesse emaranhado e obscuro frenesi da dança louca dos fatos.

Afirmo que algum tempo anterior ao acidente, fiquei chateado com a declaração do Sr. Lula da Silva, referindo-se ao candidato Eduardo Campos pelos apelidos de Dudu Traíra e Novo Collor (e ele é aliado do velho Collor!), e pela notícia divulgada por jornais pernambucanos que quatro agentes da ADIN, disfarçados como portuários, tinham sido presos em Recife sob a suspeita de estarem bisbilhotando a vida do candidato Eduardo. Mais estranho ainda é ver o Sr. Lula vertendo cachoeiras de lágrimas, declarando que tinha perdido um filho querido. Como jamais gostaria de ter um pai desse quilate que me dedicasse esse tipo de amor, confesso que a minha indignação pode ter me levado a essa obstinação.

Com perplexidade, mesmo sem querer acreditar nas intrusas maledicências, indagava-me  se o fraterno papai Lula e seus mensaleiros teriam motivos para um ato tão extremo. Se tinham, quais eram? Veio-me à cabeça que a candidatura de Eduardo Campos poderia levar ao segundo turno, fato que desagradava ao Pai do povo, pois sabedor que a candidatura do Aercio Neves era maculada por inúmeras denúncias de corrupções, a eleição resultaria em uma disputa de seis por meia dúzia, e como a soma desses fatores resulta em doze, bastava somar 12+1 e chegaria ao 13! Portando, sendo o Sr. Lula o número 1, não lhe interessava o segundo turno. Mas isso era muito pouco para essa tenebrosa hipótese, mesmo sabendo da ausência de caráter do Pai do Mensalão, e nem o fato de seu outro "filho querido", Celso Daniel, ter sido misteriosamente assassinado, aumentaria essa possibilidade. Devo acrescentar que fiquei intrigado com a sanção dada à lei que instituía o sigilo nas apurações de acidentes aéreos, poucos meses antes do acidente. "Por que essa lei?" - indagava aos meus botões, e como moro em terras brasileiras, fui sacudido por uma paranóia: "Quem vai morrer desta vez?" Infelizmente, coincidência ou não, aconteceu!

O vídeo que apareceu duas semanas após ao acidente (por que duas semanas após?), em vez de dirimir as minhas pretensas paranóias, teve o fito de aumentá-las. Por que uma câmara de segurança de uma construção estava apontada para o horizonte em panorâmica, quando devia estar na direção das áreas da construção? Um avião que cai como um pato mergulhão ou um avião suicida japonês, quase indistinto e que poderia ter sido adicionado em qualquer editora de vídeo amador. Mas vamos supor que esse vídeo seja verdadeiro e o que ele revela? Ele revela algo inusitado nos acidentes aéreos: um avião que despenca em queda livre, um louco mergulho em busca do solo! Nesse caso, somente duas hipóteses são possíveis: a) o piloto enlouqueceu, resolvendo lançar o avião ao solo em mergulho fatal; b) pane geral no avião com total desligamento dos motores. Convenhamos que essas hipóteses são improváveis, pois esse tipo de aeronave nunca teve uma falha desse quilate e não tenho nenhum indicador da insanidade do piloto.

Quando existe alguma arremetida, fato muito comum nas operações aeronáuticas, o avião volta a subir e somente é impedido por obstáculos físicos não percebidos pelo piloto ou pela atuação do reverso que entra por defeito. Ora, se houve entrada do reverso ou outros fatores que forçou o avião a não ganhar altura, a queda seria gradual, até se chocar com o solo, e nunca uma vertiginosa queda livre como mostrou o vídeo. Ora, se o vídeo é verdadeiro, então algo fez que o sistema da aeronave entrasse em total pane, como o apagão do 7X1 da Seleção  brasileira. O que originou o apagão na aeronave? Um grave defeito técnico ou sabotagem? Nunca saberemos, pois a caixa preta foi apagada (muito estranho!)! Agora, só não vale culpar o piloto porque isso é muito manjado, um ato vil que mancha a dignidade do profissional e de toda a categoria.

Pelo mergulho em queda livre, mostrado pelo vídeo, a suposição mais provável é uma pane geral no avião, o que não afasta a possibilidade de sabotagem. Aliás, por esse fato ser inusitado nos desastres da aviação civil e nunca ter acontecido com esse tipo de avião, a sabotagem torna-se muito plausível. Mais estranho é como ficaram os corpos das pessoas acidentadas - reduzidos a pequenos pedaços - o que leva à suposição de uma forte explosão, ocasionada por cargas de explosivos plásticos com detonadores de contato. Hipótese impulsionada pela imaginação? Bem, em nenhum acidente aeronáutico, por mais violentos que tenham sido, não foi registrado nada igual ao que foi visto nesse acidente, pois os corpos geralmente são mutilados, alguns carbonizados, mas nunca recortados em pequenas porções. Isso é muito estranho, caro leitor!

O nosso choroso Lula, o triste pai de Eduardo, não é chegado a lutos prolongados, e já se encontra em plena ofensiva tentando explodir a honra e a história de lutas de Marina Silva. Começou bem, convencendo ao coordenador da campanha do PSB a abandonar o barco, afirmando "que não trabalha com essa mulher". Como sabemos que o ex-coordenador não tem ojeriza às mulheres, ele deve ter lá suas razões e boas motivações secretas para fazer o que fez. E é de se esperar que novos "revoltados" do PSB escolham o caminho da deserção.

Não fique tranquilo, Sr. Aercio Neves. Lula e a Rede Globo estão preparando um míssil que carregará em seu bojo um petardo que não destruirá corpos ou coisas, mas a sua honra e sua dignidade, se é que tem alguma. A Globosat, aquele canal gratuito que vai nas parabólicas, no dia 15 de setembro, apresentará um seriado denominado de Escobar. Sabe quem é o Escobar, Sr. Aercio? É aquele que era traficante de cocaína e político na Colômbia, que acabou morto como inimigo público "número um" do povo colombiano. Não percebe a sutil e eficiente associação que será feita com um certo helicóptero que carregava mais de 400 kg de cocaína? Prepare-se, o chumbo é grosso e seu adversário é capaz de tudo. Ademais, por que a Globo gastaria recursos financeiros em um seriado sobre um homem totalmente esquecido e sem nenhuma importância para o povo brasileiro?

Onde se encontram a verdade e a mentira? "Mentiras aqui, verdades além dos Pirineus", como dizia Pascoal.

Ivan Bezerra de Sant Anna



Publicado no site http://www.facebook.com/ibezerra52; http://ibezerra.xpg.com.br e no Blog http://terradonunca-ibezerra.blogspot.com/