Pesquisar este blog

quinta-feira, 8 de maio de 2014

A charge na foto pode ser uma brincadeira estúpida, maledicente ou uma denúncia que se deve levar a sério. Vamos analisar?

Dados do IBJE

População economicamente ativa: 79 milhões
População brasileira: 201.032.714 milhões
Desempregados: 6% = 12.061.962 milhões (segundo o governo)

1ª HIPOTESE

a) Partindo da base metodológica que a taxa de desemprego é calculada sobre a população economicamente ativa, nesse caso 6% de 79 milhões de pessoas eqüivale a 4,7 milhões de pessoas. Como os bolsistas devem estar incluídos entres os desempregados, pois não se pode confundir emprego com assistência, então se o governo distribuiu 20 milhões de bolsas e os desempregados são apenas 4.7 milhões, onde foram parar as 15,3  milhões de bolsas? Compra de votos, cachorros, gatos, defuntos ou fantasmas?

b) Se o governo não incluiu os bolsistas entre os desempregados - uma verdadeira farsa, pois a bolsa família existe para auxiliar quem não tem emprego e não possui renda para sustentar a família - então a taxa de desemprego real é de 31,316% (20 milhões de desempregados bolsistas + 4,7 milhões de desempregados sem bolsa = 24,7 milhões de desempregados reais em relação aos 79 milhões de pessoas economicamente ativas, dá 31,316%!)

Resumo: ou o governo assume que a taxa de desemprego é de 31,316% ou vai ter que explicar onde foram parar as15,3 milhões de bolsas famílias!

2ª HIPÓTESE

Vamos supor que, por pura malandragem, o governo resolveu usar o total da população brasileira como base de cálculo para estabelecer o índice de desemprego, o que inclui, é claro, a inferência que os bebês e as crianças  são desempregados.

Nesse caso, apenas 12.061.972 milhões de pessoas estão desempregadas que devem estar incluídas as seguradas pela bolsa família, caso contrário teríamos que entender que  seguro desemprego é emprego. Assim, como se explica a diferença entre as vinte milhões de bolsas existentes e o número total de desempregados (12.061.972 - 20.000.000 = 8.061.972)? Gatos, cachorros, defuntos ou fantasmas?

Vamos supor que o governo não incluiu os bolsistas no índice de desempregados, então o índice de desemprego real não é apenas 6%, mas 15,94%, utilizando os mesmo parâmetros usados na primeira hipótese.

SÍNTESE

Como a metodologia usada por todos órgãos estatísticos (inclusive o IBJE) para calcular a taxa de desemprego toma como base a população economicamente ativa e não o total da população, e os bolsistas devem estar incluídos na população desempregada, a hipótese correta é a primeira que prevê uma taxa de desemprego de 6% (se o governo não manipulou os dados), com o redirecionamento de 15,3 milhões de bolsas família para gatos, cachorros, finados e fantasmas.