Precisa mudar? Tudo bem! Se vocês procurarem terapeutas, sejam comportamentalista, freudianos, existencialistas, junguianos, alguns vão tentar diminuir as suas dissonâncias cognitivas através de um síntese artificial e conciliadora, poucos, entretanto, vão dizer: "Vocês precisam mudar!" Ora, isso qualquer amigo inteligente pode dizer!
Toda mudança é dialética e tem início com uma negação. Será preciso vocês sentirem suas almas doentes, angustiadas pelas dissonâncias e dizer: "Chega, vou mudar". Esse momento de negatividade brota da saturação dos conflitos e ele é somente de vocês. Esse momento de decisão somente vocês podem efetuar.
O analista é apenas um facilitador, depois que tomar a decisão de mudar. Ele pode ajudar a vocês efetuarem um retorno dialético ao passado, verificando as opções que tinham, os erros cometidos e rescrever um novo passado na imaginação, trazendo-o para o Presente para projetar o futuro que traz em seu bojo, o passado rescrito.
Entretanto, o momento inicial é a solitária coragem de dizer Não. Vai doer muito, pois a negatividade dialética destrói para reconstruir. Dizia Drummont, em um sábio conselho poético, que a dor era essencial, entretanto, o sofrimento era opcional. A questão é se vocês tem coragem suficiente para sentir as dores da mudança ou continuar sofrendo com covardia.
- Posted using BlogPress from my iPad
Nenhum comentário:
Postar um comentário