Pesquisar este blog

domingo, 9 de setembro de 2012

O Lulismo e a Direita

O Lulismo e a Direita.








Se a última pesquisa eleitoral efetuada por uma emissora de televisão local estiver correta, desconfio que está confirmada a afirmação que enquanto o grupo político lulista estiver no Governo Municipal, nenhum grupo político de esquerda sério alcançará sucesso eleitoral. Muitas pessoas estão perplexas e indagam: por que Vera Lúcia caiu e seus votos migraram para o Sr. Valadares, um ultra representante da Direita Lulista?

Creio que três palavras explicam: populismo, totalitarismo e engodo! O Lulismo não é um agrupamento de esquerdistas equivocados, ou um grupão da Direita tradicional, mas uma combinação perversa de características do totalitarismo fascista, associado com um populismo desonesto, encobertos sob o manto vermelho do socialismo a serviço dos interesses individualistas e possessivos dos seus integrantes e das empresas privadas corruptas e pragmáticas. Essa combinação poderosa criada por José Dirceu (Lula é apenas a sua face populista) encontrou apoio das grandes empresas, dos inúmeros políticos corruptos e patrimonialistas que exultaram com um projeto político-econômico hegemônico e sem oposições das grandes centrais sindicais, da intelectualidade universitária, do movimento agrário e do movimento estudantil. O melhor dos sonhos para a elite empresarial e agrária do Brasil!

Não preciso dizer os benefícios que o Lulismo trouxe para as grandes elites econômicas e financeiras, com ajudas do BNDS, a crescente terceirização do Estado, chegando ao absurdo de retirar as verbas à educação pública e desviá-las para o setor privado educacional. Em nenhum momento da nossa história, os Bancos, as montadoras de veículos e as Construtoras tiveram tantos lucros, como obtém sob o reinado do Lulismo! E tudo isso sem uma oposição de grupos progressistas! Com o Lulismo, o neoliberalismo encontrou seu apogeu, no entanto, o monstro neoliberal era Fernando Henrique Cardoso, o terrível FHC, que, em comparação com Lula, tornou-se um tímido e moderado neoliberal.

O Lulismo, em verdade, não se diferencia dos outros grupos políticos de Direita corrupta que assolam e destroem a Nação. No entanto, o que faz o Lulismo um mal maior a ser combatido? Repito: a terrível combinação do totalitarismo fascista com o populismo e o disfarce enganoso do socialismo! Com o Lulismo no Poder os Sindicatos se calam, o Movimento Estudantil luta apenas por bebedouros e os intelectuais orgânicos e os grandes pensadores, formadores de opinião estão em cargos comissionados. Os artistas são financiados por órgãos públicos que ditam o gênero de arte que serve ao Lulismo. Por isso que atualmente proliferam as comédias ingênuas, apelativas, sem nenhum conteúdo de reflexão política. É muito fácil aplacar a consciência sob um rótulo esquerdista e dramatizar as diferenças para esconder as semelhanças. "Somos da esquerda e eles são neoliberais", dizem. O problema é o coro de vozes disformes que entoam esse canto. Uns oriundos de lutas políticas de esquerda; outros eram ferrenhos anticomunistas e a grande maioria formada de oportunistas, arrivistas que tentam cantar em uma só voz: "Somos socialistas"!

E quem não gosta desse canto áspero e dissonante? É perseguido implacavelmente pelos novos "camisas pardas" com ameaças, difamações e até mesmo agressões físicas. Fala-se em escutas telefônicas, incentivos aos dedos-duros, cortes de funções gratificadas e todos os tipos de pressões ao funcionário público independente. Empresas que não ajudam a caixinha dos Lulistas sofrem severas fiscalizações, enquanto as "amigas" podem sonegar impostos e estão livres de todas as normas de ordenação pública.

A mentira associada ao populismo, entretanto, é o que faz o Lulismo extremamente perigoso porque despolitiza a sociedade com a idéia enganosa de que o Lulismo e o povo sofrido é uma coisa só. Esmolas, bolsas "disso e daquilo" e outras técnicas populistas são extremamente eficazes porque os intelectuais orgânicos estão calados e nenhum grande grupo econômico está insatisfeito. O populista Vargas teve uma ferrenha oposição de intelectuais de Direita e de grandes grupos empresariais. O Lulismo está com todos eles e só existe oposição por razão do tradicionalismo político de certos agrupamentos e pela existência de grupos competitivos regionais.

Vamos dar o exemplo do nosso Estado. Qual o grande grupo econômico insatisfeito com o Lulismo? É difícil encontrar. Que Partido tradicional faz realmente oposição ao Lulismo? O PSDB? Pelo que sei a maioria do Partido nos municípios estão com o Governador lulista, inclusive o Sr. Albano Franco e seus seguidores. A Vereadora Miriam Ribeiro não é uma exceção! O único grande Partido tradicional de Direita, opositor ao Lulismo é o DEM, mesmo assim por causa da liderança incontestável do Sr. João Alves Filho que não capitulou ante a horda lulista. Por que razão? Não sei ao certo. Talvez a competência política, a vaidade, impediram-no de cair de joelho aos pés de um menino vaidoso, intolerante e com pose imperial.

E nosso sindicalismo? Corajoso e audacioso na época da ditadura; resistente e combativo nos anos truculentos do Governo Valadares, como é o caso do Sindicato dos Professores do Estado. Entretanto, nos dias atuais, fez um greve amena e prejudicial à coletividade, quando, ao contrário, os professores deveriam estar nas salas de aulas e manter um estado de greve permanente, utilizando-as como espaço difusor político. Seria mais eficiente, não? Interessante é que depois dessa zoada toda, a sua maior líder, a Deputada Ana Lúcia, apoiou o candidato do Governador que durante a greve chamou de fascista. Isso não é um engodo, uma mentira característica do Lulismo?

Não existe uma variante que melhore o Lulismo. O PT pode voltar às catacumbas e ressurgir limpo e renovado. O Lulismo não é Partido, mas um conjunto orgânico de práticas políticas, uma versão fascista e corrupta tupiniquim que seduziu os Partidos de esquerda. Para a Esquerda crescer é necessário o Lulismo ser derrotado e não interessa por quem. Não importa que o próximo governante municipal seja de Esquerda ou Direita, pois o imperioso é a derrota do Lulismo para que se possa politizar novamente a sociedade com uma verdadeira demarcação ideológica e o crescimento das verdadeiras forças renovadoras. Possivelmente com outro governante, que não use trajes esquerdistas enganosos nem não faça uso de instrumentos fascistas, a Sra. Vera Lúcia ou outra nova liderança, possa crescer com consistência, apoiada por militantes de um PT autentico.

Ivan Bezerra de Sant Anna.



Publicado no site http://www.facebook.com/ibezerra52; http://ibezerra.xpg.com.br e no Blog http://terradonunca-ibezerra.blogspot.com/






- Posted using BlogPress from my iPad

Nenhum comentário:

Postar um comentário