Pesquisar este blog

sábado, 12 de dezembro de 2015

A indulgente pescaria

A indulgente pescaria 




Ao Ministério Público e aos demais órgãos que devem combater a corrupção:

Muitos bairros pobres da nossa cidade estão vivendo um verdadeiro clima de religiosidade e de euforia com a notícia de um novo milagre da multiplicação dos peixes que ocorre na cidade de Pirambu. Imensas romarias estão se formando, todas em busca desse grandioso milagre que acontece na nova Meca praiana. Vocês não sabem? Ora, qualquer funcionário do Ministério do Trabalho possui esses dados milagrosos.

E como soube desse milagre? Não foi difícil. Uma pessoa que vive de faxina, me confidenciou que está havendo uma enorme caminhada para esse município, banhado pelas plácidas águas do Atlântico, o que já ficou conhecido como o "caminho de Pirambu". Peixes, muitos peixes? Não! Um peixe muito estranho às águas das marés, o peixe Aposentado, também bastante conhecido como Aposentadoria de Pescador! A faxineira, que nunca pescou um pobre caranguejo solitário, está eufórica e esperançosa, e não é para menos. Afinal,  um milagre como esse não é todo dia que acontece, e nem o próprio Cristo teve poderes mudar a realidade das coisas. Quando questionei se era  correto esse procedimento, ela disse: "Claro que é! Se um rico comerciante do Santa Maria pode virar um pescador necessitado, por que não posso?" 

"Verdade, por que ela não pode?", interrogou-me uma funcionária do Ministério do Trabalho, completando, sorridente, o seu entendimento: "são inúmeros casos de aposentadoria de pescadores e cada vez aumenta mais. Existem pessoas que basta um simples olhar para saber que nunca pescaram em suas vidas. Atendi um que trajava um belo terno e tinha um broche da OAB. Isso é uma imoralidade, mas que podemos fazer? A ordem vem de muito alto".

A ordem vem do alto? De quem? Será que das mesmas pessoas que compram votos com o dinheiro público; dos que construíram o mensalão ou o petrolão? E acima deles não existe um Presidente minimamente irresponsável para com os negócios públicos? Isso não é um atentado à cidadania e aos princípios reitores da República? Um mandatário que fecha os olhos para esses milagres das mensalidades congressuais, para o milagre das distribuições dos pães recheados de petróleo a um grupo seleto de "companheiros", para uso eleitoral das bolsas "disso e daquilo", não está cometendo um grave atentado à Constituição? 

Acho que um certo jurista de renome deveria aclarar esse conceito, pois a referida tese, em sua formulação  abstrata, está propiciando um outro milagre: um certo ex-deputado, radical dos radicais, depois de muitas participações nas passeatas "fora Dilma", de repente, mais que de repente, recebeu uma revelação, tal como Paulo de Tarso caminhante, uma luz que o cegara e uma voz que alertava-o para o perigo da democracia das ruas. Assim, o nosso nobre ex-deputado percebeu não haver nenhum crime de responsabilidade nas efetivações dos milagres, e prostando-se ao solo, orou com muita devoção de um devoto de-mente, cinicamente  insistente, carente-mente sempre, mas crendo devasa-mente em sua salvação.

E o que vai dizer sobre esses milagres, o Ministério Público? Vai investigar se houve mesmo esse fenômeno milagroso, para posterior "canonização" dos divinos autores? E como o "governo" de transição do Sr. Henri Clay vai se posicionar a respeito, já que prometeu a restauração do respeito da OAB? Poderia indagar a alguns militantes petistas, pelos quais tenho muito respeito, mas devido à partidarização da razão, já sei a resposta: a culpa é do Cunha!


Ivan Bezerra de Sant Anna.


Publicado no site http://www.facebook.com/ibezerra52;  e no Blog http://terradonunca-ibezerra.blogspot.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário